R$184,60
3x de R$61,53 sem juros Ver mais detalhes

“Código de Machado de Assis” aborda o escritor brasileiro mais estudado a partir de uma perspectiva inédita, destacando a numerosa presença de advogados, desembargadores e bacharéis de Direito, entre outros personagens do meio jurídico.

Miguel Matos mostra que a obra de Machado é muito infuenciada pelo Direito. Aliás, o célebre enigma sobre a eventual traição de Capitu, em Dom Casmurro, tem uma solução jurídica. Além disso, mostra que Machado trata de questões bem atuais, como feminicídio, corrupção, discriminação de gênero, homoafetividade, violência policial, etc.

A obra tem o formato de um código jurídico, dividido em capítulos, artigos e incisos. O autor também traz dados inéditos sobre a vida de Machado de Assis.

O livro ainda traz várias ilustrações e QR Codes para uma melhor experiência do leitor com as imagens dos jornais antigos.

Autor

Miguel Matos é jornalista, advogado, especialista em Gestão da Comunicação (ECA/USP), criador e editor do portal jurídico Migalhas.

O que estão falando

"O Código de Machado de Assis é diferente de tudo o que já foi publicado. A despretensão, confessada modestamente pelo autor, não é capaz de encobrir a extensão, a profundidade e a riqueza da pesquisa, com sua característica inédita: localizar na extensa obra machadiana cada migalha jurídica, documentando a influência que o Direito exerceu sobre o notável escritor."
Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal
"O livro de Miguel Matos — Código de Machado de Assis: Migalhas Jurídicas —, sob o título talvez despretensioso, acumula um verdadeiro tesouro para o leitor que se interesse pelo Direito ou queira simplesmente saborear a obra de Machado e aprender a 'combinar as regras do direito universal com as do pátrio costume'."
José Sarney, da Academia Brasileira de Letras

Autor: Miguel Matos
ISBN: 978-85-61707-93-4
Dimensões(LxAxP): 16,5x22,5x3,2cm
Páginas: 592